Equipe de implantes auditivos do HC-FMUSP colabora na primeira cirurgia de Implante Coclear Em Cuiabá

Aconteceu na sexta-feira, dia 15 de junho, a primeira cirurgia de implante coclear em Cuiabá, MS, com Dr. Alonso Alves Filho e a colaboração dos profissionais da Equipe de Implantes Auditivos do HC-FMUSP. “Já temos implantados em nosso grupo que moram em Cuiabá e essa foi a primeira cirurgia que participamos, realizada no Mato Grosso. Esse convite foi bem especial”, disse Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, otologista que colaborou com a equipe matogrossense e que pertence ao grupo de otologia do HC-FMUSP presidido pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.

A cirurgia, que durou cerca de 2 horas, foi realizada na pequena Laura Crystina, cuja perda de audição foi descoberta logo após seu nascimento, mas a oportunidade de realizar a cirurgia surgiu somente em 2.008. “Quando nos informaram, em uma consulta médica de rotina, que haveria possibilidade de acontecer à cirurgia de implante coclear em Cuiabá, ficamos bastante empolgado. Desde então fizemos o tratamento adequado para que ela realizasse a cirurgia”, comentou a mãe, Maria de Lourdes, no dia da cirurgia.

A busca pelo SUS
Segundo Dr. Alonso Alves Filho há mais de 100 pacientes aguardando para a realização de novas cirurgias. “O importante foi o fato de que elas se iniciaram. Agora, com o apoio do Prof. Koji, da experiência do HC-FMUPS e da CBIC, vamos buscar o procedimento cirúrgico pelo SUS. A primeira cirurgia foi feita através de plano de saúde, mas logo faremos mais”, finalizou ele.

O Hospital Otorrino fica na Rua Gago Coutinho, bairro Araés e é considerado hospital referência em ORL no estado do Mato Grosso.