X CURSO MULTICÊNTRICO DE IMPLANTE COCLEAR – MÓDULO AVANÇADO – ACONTECEU ENTRE OS DIAS 13 E 15 DE FEVEREIRO

Aconteceu, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, o X Curso Multicêntrico de Implante Coclear, com organização e promoção da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP – Bauru e Universidade Federal do Rio de Janeiro, com programação extensa para habilitar os novos grupos de implante coclear que estão se formando e para ampliar conhecimento dos grupos já existentes.

Com programação prática e teórica, as palestras foram divididas para médicos e para fonoaudiólogos e houve algumas que os dois profissionais da saúde participaram. Nos dois primeiros dias do evento, várias cirurgias foram realizadas ao vivo pelos otologistas Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto e Dr. Robinson Koji Tsuji.

Os temas apresentados foram escolhidos – e apresentados – pelos Prof. Dr. Ricardo Ferreira bento, Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto, Dr. Robinson Koji Tsuji e Fga. Valéria Goffi-Gomez, com a participação de professores convidados da Universidade de São Paulo, Campus Bauru, Profa. Dra Adriane Mortari e dos Prof. Dr. Shiro Tomita e da fonoaudióloga Dra. Maria Isabel Kós Pinheiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As palestras foram feitas pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto, Dr. Robinson Koji Tsuji, Dra. Anna Carolina Fonseca, Dra. Andrea Felice dos Santos, Fga. Adriana Moret, Fga. Ana Tereza Magalhães, Fga. Maria Isabel Kós Pinheiro, Dr. Felippe Félix, Prof. Dr. Orozimbo Alves Costa Filho, Dra. Mariana Hausen Pinna, Fga. Paola Samuel, Fga. Ana Cristina Hoshino, Fga. Ana Luisa Pereira, Fga. Elidiane de Souza, Fga. Valéria Oyanguren, Fga. Fabiana Danieli, Fga. Valéria Goffi-Gomez e Fgo. Francisco José Osterne.

“Não há como reclamar dessa programação. Completa e perfeita, além de um evento muito bem organizado! O curso foi muito bom, atingiu todas as expectativas e acrescentou montagem de equipe para termos o nosso Grupo de Implante Colear UNESP Botucatu e, ainda esse ano, participarei de treinamento junto ao grupo do HC-FMUSP, para conseguirmos organizar o nosso”, disse Dr. Norimar Hernandes Dias, professor assistente da disciplina de Otorrinolaringologia da UNESP – Campus Botucatu e otorrinolaringologista dessa importante cidade do interior do estado de São Paulo.
A fonoaudióloga Rafaela Spíndola, de Maceió, AL, também elogiou o curso. “Aprendo muito, foi muito bom! Já tinha feito o básico em Bauru, em 2011. Esse cronograma apresentou tudo o que faltava e que eu precisava. Estou me habilitando porque estão se formando grupos de implante coclear em Maceió e pertenço a um deles”, disse ela.
Leny Meirelles, fonoaudióloga da Policlínica Botafogo, do Rio de Janeiro, gostou muito do conteúdo do curso. “Conteúdo excelente! Tudo interessa. Os organizadores fizeram um apanhado de todos os assuntos que realmente importa. Esse curso só melhora!”, comentou.

Estiveram presentes Alessandra Venosa, de Brasília, Andreza Araújo Gonçalves, de MG, Bruna Gonçalves dos Santos, de Cuiabá, Claudia Colalto, São Paulo, Edson Bastos Freitas e Eliete Hirsch, de Salvador, João Paulo Tenorio, de Maceió, Kelly Martins e Lara Barbosa, de São Paulo, Larissa do Amaral, de Fortaleza, Leny de Barros, do Rio de Janeiro, Liliane Lopes, de Pouso Alegre, Marcelo Hueb, de Uberaba, Maria Gisele Versiani, de Montes Claros, Mariana de Oliveira, do Rio de Janeiro, Michelle Carvalho, de Pouso Alegre, Nara Vaez, de São Paulo, Nayara Fernandes, de São Carlos, Norimar Hernandes Dias, de Botucatu, Odílio Ribeiro Mendes, de Montes Claros, Rafaela Spíndola, de Maceió, Raphael de Azeredo Lopes, de Campos dos Goytacazes, Raphael Tomo Lopes, de Campos dos Goytacazes, Raquel Fontanelli, de São Paulo, Sandro Sérgio Muniz da Silva, de Mogi das Cruzes, Tatiana Sadowski, do Rio de Janeiro e Thiago Eugenio, de Fortaleza.

Dissecção para treino de modelos diferentes de aparelhos
Como conteúdo do curso, foram feitas aulas práticas no Laboratório de Dissecção de Osso Temporal, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para conhecimento dos otologistas presentes da colocação do implante coclear no momento cirúrgico. E, dos debates depois das aulas que acontecem durante o curso, uma das mais interessantes foi sobre o implante de tronco cerebral e os resultados obtidos pelo Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP.

Houve participação especial das empresas patrocinadoras do curso – Advanced Bionics, Medel, Politec e Oticon e no primeiro final do primeiro dia, foi realizado um jantar especial para docentes, patrocinadores e participantes, para incentivar a integração de todos e a troca de experiências. O X Curso Multicêntrico de Implante Coclear é certificado de acordo com o Ministério da Saúde e possui o apoio da ABORL, SOB, ABA e SFBA.

Nos dias 27,28 e 29 de março, acontecerá a edição do curso Multicêntrico de Implante Coclear Básico, cujas vagas são limitadas e as inscrições são feitas em duplas – médico e fonoaudiólogo. E, em novembro, haverá o curso Multicêntrico Coclear Avançado. As inscrições já estão abertas através do site www.forl.org.br.