LAK LOBATO, PACIENTE DO GRUPO DE IMPLANTE COCLEAR, LANÇA LIVRO EM SÃO PAULO

As experiências com a audição conseguida através de cirurgia de implante coclear realizada pelo Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP – e sua vida no silêncio entre a perda da audição e a cirurgia – estão contadas no livro “Desculpe, não ouvi!”, escrito pela paciente Lak Lobato, lançado no sábado, 15 de março, no Le Pain Quotidien, em São Paulo.

Foi uma noite emocionante. Tanto para a escritora como para o número imenso de amigos que compareceram na noite de autógrafos, incluindo o cirurgião que a operou nas duas cirurgias – Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji – e a fonoaudióloga que a acompanhou na cirurgia e ativação – Profa. Fga Valéria Goffi-Gomez.

“É uma conquista que assistimos diariamente e vemos o envolvimento dela com a busca de novos sons, de compreender tudo que se passa ao lado dela, da música que agora (esses são casos raros) ela tem aprendido a ouvir e a sua inteiração no mundo falando fluentemente francês, espanhol e inglês. É um exemplo aqui entre nossos implantados”, disse Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, no dia do lançamento.

O livro surgiu de pedidos de leitores do blog desculpe não ouvi da autora. “Foi logo depois da primeira cirurgia que começaram a me pedir. Gostavam das crônicas poéticas sobre os meus deslumbramentos sonoros e, depois da minha segunda cirurgia, quando fiz uma palestra no TEDx e vi como a minha história tocava pessoas que não tem nenhuma relação com deficiência auditiva – que não tenham nenhum familiar que use prótese ou implante – senti que esse momento havia chegado”, diz Lak.

Dessa época em diante, foram dois meses e meio para escrever, organizar, modificar a linguagem das crônicas para uma mais literária, além de adicionar histórias inéditas e colocar tudo de forma cronológica para compor as 196 páginas do livro que tem três partes distintas – antes do implante, depois do primeiro implante e depois do segundo realizado em 2013.

Desculpe, não ouvi!
Em completo estado de graça no dia do lançamento do livro, a autora que havia marcado o lançamento entre 17 e 19 horas, viu se formar diante de seus olhos, uma fila enorme de fãs que leem sempre suas postagens. “Eu sentia que era o momento de entregar todo o trabalho que venho fazendo ao longo dos anos, nas mãos do mundo, com a esperança que ele tivesse um alcance maior que a internet. O intuito do livro é que a minha história sirva para transformar milhares de vidas, como a minha se transformou graças à tecnologia. E destaco dois capítulos no livro – Sonoridade Ácida e Um Beijo a Mais, o primeiro que é uma crônica poética sobre o suco de laranja e o segundo, onde descrevo a reação da minha mãe ao perceber que recuperei uma boa parte da audição”, destaca Lak.

O bônus final, segundo a autora, ficou por conta do capítulo com o parecer do Dr. Robinson Koji Tsuji, contando como tem sido acompanhar meu progresso. “Acho importante para os leitores terem esse feedback porque muitos ainda temem o implante por ser uma cirurgia. E o apêndice técnico que explica o implante coclear escrito por duas fonoaudiólogas especializadas Lilian Kuhn e Valéria Goffi-Gomez, fecham o livro com chave de ouro!”, diz ela.

É uma paciente especial, muito querida e quis ir ao evento para compartilhar com ela a emoção de ver sua ´obra´ pronta! Há tantos pais e mães com dúvidas e implantados que precisam ser estimulados pelo exemplo dela que, tenho certeza, esse será o primeiro de muitos outros livros da Lak”, finalizou Valéria Goffi. O lançamento do livro “Desculpe, não Ouvi!” aconteceu no Le Pain Quotidien, no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo e quem quiser adquirir o livro deve entrar em contato com a autora.