LIVRO OTORRINOLARINGOLOGIA BASEADA EM SINAIS E SINTOMAS SERÁ LANÇADO NO 10º CONGRESSO DA FO

Escrito pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento, Richard Voegels, Luiz Ubirajara Sennes, Dr. Fabio de Rezende Pina e Prof. Dr. Geraldo Pereira Jotz, o livro Otorrinolaringologia baseada em sinais e sintomas terá tarde de autógrafos no dia 26 de maio, quinta-feira, durante o 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia que acontecerá em Gramado, RS.

Acontecerá no próximo dia 26 de maio, quinta-feira, durante o 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, o lançamento – e à tarde de autógrafos – do livro Otorrinolaringologia Baseada em Sinais e Sintomas, escrito pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento, Richard Voegels, Luiz Ubirajara Sennes, Dr. Fabio de Rezende Pinna e Prof. Dr. Geraldo Pereira Jotz. A ideia do livro tomou força após o inicio das atividades do internato na Faculdade de Medicina da USP há dois anos. Todos nós, pertencentes à Disciplina de Otorrinolaringologia, percebíamos uma carência de livros voltados ao estudante de medicina sobre ORL, em uma linguagem simples e objetiva. E escrever o livro veio com o apoio constante e irrestrito do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e do coordenador da graduação de otorrinolaringologia, Prof. Dr. Richard Voegels”, diz Dr. Fabio Pinna, um dos autores do livro.

O livro começou com a ideia do Prof. Dr. Geraldo Jotz sobre um livro baseado somente em sinais sintomas de toda otorrinolaringologia abordando os temas rinologia, laringologia, otologia e propedêutica. “Contamos com a colaboração de todos os docentes da Disciplina de ORL da Faculdade de Medicina da USP para conseguirmos terminar esse livro em tempo recorde – um ano. E o resultado está impresso nas 166 páginas, em quatro seções com editores específicos, com fotos e ilustrações elaboradas para maximizar a didática do texto”, continua ele.

Público alvo
Escrito para atingir – e interessar – estudantes de medicina do 3º ao 5º ano, o livro Otorrinolaringologia Baseada em Sinais e Sintomas descreve o que acontece com quem possui, por exemplo, otalgia. “Uma simples dor de ouvido (otalgia) pode estar relacionada a diversos diagnósticos. Nesse contexto, o livro procura exercitar o raciocínio clínico do aluno de medicina a fim de torna-lo apto, no futuro, a dar as condutas iniciais frente a diversos sintomas dessa especialidade. Esperamos que alunos de medicina de todo o país apreciem a leitura e que possamos contribuir para solidificar conceitos básicos de nossa especialidade desde a formação médica em diversas faculdades do Brasil”, finaliza o autor.

O livro custará no dia do lançamento R$ 150,00 e estará à venda durante o 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. Depois, poderá ser comprado na sede da Fundação Otorrinolaringologia, em São Paulo.