96º CURSO DE DISSECÇÃO DO OSSO TEMPORAL aconteceu no HC-FMUSP entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março

Organizado pelos Profs. Drs. Robinson Koji Tsuji e Dra. Mariana HausenPinna, com supervisão do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e colaboração do Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto, aconteceu entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março, o 96º Curso de Dissecção do Osso Temporal, no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Otorrinolaringologia do HC-FMUSP, com participantes de várias partes do Brasil.

Com aulas do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, aconteceu entre os dias 22 A 25 DE NOVEMBRO, o 96º Curso de Dissecção do Osso Temporal no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Otorrinolaringologia do HC-FMUSP. “Esse é um curso que se tornou tradicional no HC-FMUSP e envolve toda a equipe. Não só os professores que organizam e colaboram, como também monitores que auxiliam os participantes”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.Mais de 1.500 médicos já passaram por eles e mais de 130 edições aconteceram no Brasil e no mundo.

Regularmente acontece em São Paulo e Salvador (na UFB), já foi realizado em 22 países entre eles USA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia, China, Rússia, Colômbia, Peru, Austrália, França, Itália, Escócia, México, Canadá, Nova Zelândia, Grécia, Bolívia e Paraguai, Suécia e Finlândia.

Por estes países, já passaram 1.597 participantes sendo o maior curso de dissecção já realizado no mundo pelo mesmo professor.

Ministrado em quatro dias, o 96º Curso de Dissecção do Osso Temporal teve uma programação intensa. No primeiro dia, de manhã, houve entrega de material aos participantes, preparação de peças, aula sobre utilização dos materiais de dissecção, apresentação do material cirúrgico, retirada do osso temporal do cadáver, identificação das estruturas externas do osso temporal e antrotomia. À tarde, aticotomia, identificação do saco linfático e golfo da jugular. “Os participantes, separados em duplas, aprendem técnicas cirúrgicas e estudam anatomia repetindo os procedimentos que faço em peças que recebem nas aulas”, continua o professor.

Na quarta-feira, a programação foi a seguinte: timpanotomia posterior, identificação do nervo facial, ossiculoplastia, exploração do meato acústico externo, derrubada da parede posteriordo meato e exploração da cavidade timpânica. Na quinta-feira, a grade teórica e prática contou com aulas de canais semicirculares, labirintectomia, acesso ao conduto auditivo interno, cóclea, carótida, relação carótida/jugular. E, na sexta-feira, os participantes conheceram a evolução de acesso via fossa média e tiveram o dia livre para dissecção. “O importante desse curso, além do conhecimento das técnicas e da anatomia da orelha, está na participação de todos com perguntas livres durante todo o curso. A cada curso feito, o interesse aumenta”, comentou Prof. Ricardo.

Parte prática e teórica
Haverá outro curso de dissecção do osso temporal no HC-FMUSP em_junho de 2012. Com uma novidade : A VOLTA DO SISTEMA EM 3D !!! OS PARTICIPANTES TERÃO TODAS AS IMAGENS DA DISSECÇÃO EM 3D REAL !!!! NÃO PERCAM !!! ÚNICO NO MUNDO!

Próximos cursos (2012):
Junho de 19 a22
Dezembro 4 a 7
Inscrevam-se o mais rápido possível, normalmente as vagas se esgotam para o ano todo!

RESPONSÁVEL
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento – Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP

ORGANIZADORES
Dra. Mariana Hausen Pinna – Médica Assistente do Grupo de Otologia – FMUSP
Dr. Robinson Koji – Médico Assistente do Grupo de Otologia – FMUSP
Prof° Dr. Rubens Brito Neto – Professor Associado – FMUSP

MONITORES
Dra. Alessandra Kiesewtter
Dra. Aline Bitencourt
Dra. Andréa Felice dos Santos
Dra. Ana AdelinaTorre
Dra. Anna Carolina Fonseca
Dr. Gustavo Barros
Dr. Jefferson Takehara
Dra Liliane Satomi Ikari
Dr. Rafael Aydar Nogueira

PARTICIPANTES
NOME – CIDADE / ESTADO
Daniele Ferreira – Sumaré / SP
Edson Junior De Melo Fernandes – Goiânia / GO
Francis Vinicius Fontes De Lima – Aracaju / SE
Gisele Da Silva Gonzaga – Manaus / AM
Gustavo Subtil Magalhães Freire – Brasília / DF
José Felipe Bigolin Filho – Juiz De Fora / MG
Joyce Oliveira De Lima – Belém / PA
Lizandra Kely De Sousa Guarita – Brasília / DF
Lucas Uliani Lima – Londrina / PR
Ludmila Morgado Santos – Marília / SP
Mariana Rodrigues S. Gomes – Belo Horizonte / MG
Mariane Barreto B. Martins – Aracaju / SE
Nicole Dezordi Magarinos – São Paulo / SP
Rafael Carvalho Pereira – Belém / PA
Victor Carvalho Lamonica – São Paulo / SP