Dupla de monitores distrai implantados durante encontro de pais na Fundação Otorrinolaringologia

“Um sábado bastante proveitoso, muito esclarecedor, realizado por profissionais excelentes”, disse Leonardo Sotero, pai da implantada Maria Eduarda, de cinco anos. “O que assisto na minha filha e tenho dúvidas, tiro com os pais de outros implantados e com os médicos e fonoaudiólogos desse encontro que eu gostaria que acontecesse mais vezes. Tenho certeza que a maioria dos pais de crianças implantadas não sabem metade do que aprendemos aqui”, continuou ele.

Com programação rica em informações que foram desde palestras como Diferentes Tipos e Graus de Perda de Audição, O Que Uma Perda de Audição Significa Para o Desenvolvimento da Criança (Passos do Desenvolvimento Auditivo e de Linguagem), Como Conversar e Estimular Uma Criança com Perda de Audição, além da discussão das experiências individuais de cada família, o II Encontro da Equipe de Implantes Auditivos do HC-FMUSP com Pais de Crianças com Surdez emocionou quem participou dele.

“Eu esperava que o Gui acordasse da cirurgia e estivesse ouvindo tudo, embora tivesse sido avisada do contrário. No ano passado, eu era a mais desestimulada entre os pais. Hoje, passado um ano, incentivo todos os pais de crianças portadoras de deficiência auditiva a procurarem a Equipe de Implantes Auditivos do HC-FMUSP e verificarem a possibilidade da cirurgia porque a mudança do meu filho – até quando finge que não ouve tirando o aparelho da cabeça – é uma benção!”, disse Sabine Shade, mãe do implantado Guilherme, de dois anos e quatro meses, que possui o blog http://filhosespeciaispaisabencoados.blogspot.com.br/

Relatos que emocionam
Ida Roncalho, 59 anos, de Jundiaí, acompanha a evolução da neta Isadora, de três anos dentro de sua própria casa. “Minha filha e meu genro trabalham fora. Cuidar da Isadora é um prazer. E, mesmo assim, apesar dela já falar ‘bobó’, a primeira palavra foi papai e, agora, vemos a evolução de sua linguagem. A palestra sobre o desenvolvimento auditivo e de linguagem foi muito clara e explicativa”, disse ela.

A evolução da linguagem também foi sentida pelos pais da pequena Duda, que estava presente no encontro. “Eu chego tarde em casa, mas a Duda não faz lição antes de eu chegar. E aproveito para ler histórias para ela. Ultimamente, confesso, são poucos os livros que tenho lido, mas o aumento do vocabulário é bastante perceptível”, disse Leonardo.

Jimmy Hsu, pai de Yohann, de nove meses, se prepara para a cirurgia do filho. “Se eu tinha alguma dúvida, elas se acabaram. A cirurgia será um sucesso, temos certeza”, disse ele.

O Espaço Escuta também foi apresentado aos participantes e, no final, foram sorteados brindes aos pais. “Foi um dia lindo. É muito bom manter esse contato com os pais. A cada encontro a nossa equipe – que começa no trabalho e na disposição de cada família – aprende mais e mais”, finalizou a fonoaudióloga Valéria Goffi

O II Encontro da Equipe de Implante Auditivos do HC-FMUSP com Pais de Crianças com Surdez foi organizado por toda a equipe, com colaboração de Chris Oshino.