GRUPO DE OTOLOGIA DO HCFMUSP PARTICIPA DE CIRURGIAS DE IMPLANTE DE TRONCO CEREBRAL EM VERONA – ITÁLIA

No final do mês de junho a equipe de implante de tronco cerebral do HCFMUSP esteve em Verona na Italia para uma série de cirurgias de implante de tronco cerebral em crianças junto com o Professor Vittorio Colletti da Universidade de Verona.

Da equipe do HC estiveram o Professor Ricardo Bento, professor titular de Otorrinolaringologia e Chefe do Grupo de Otologia da FMUSP, primeiro a realizar implantes de tronco cerebral no Brasil, Dr. Marcos Gomes, neurocirurgião do HCFMUSP que participa das cirurgias na otorrinolaringologia e a Fonoaudióloga Valéria Goffi, chefe da equipe de fonoaudiologia do Grupo de Implante Coclear do HCFMUSP e da Fundação Otorrinolaringologia.

Foram realizados 6 implantes de tronco cerebral em crianças surdas e com múltiplas deficiências usando um novo aparelho da Medel, empresa Austríaca de Implantes auditivos. O Implante de Tronco cerebral tem indicação para as pessoas que não podem usar implante coclear por vários motivos como tumores do nervo acústico, malformações de cóclea, ausência congênita de nervo auditivo, cócleas com ossificação total devido à meningite, entre outras indicações.

No HCFMUSP vários casos já foram realizados sendo o principal e mais importante serviço em toda a em toda América no qual o procedimento é feito.

Em Verona estavam Médicos e Audiologistas de 6 Hospitais do mundo que realizam o procedimento, além do HCFMUSP estavam Harvard Medical School de Boston, EUA, Tokyo University, Universidade da Bélgica, Cambridge- Inglaterra e Universidade de Toronto, Canadá.