Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP comemora segunda-feira, dia 12 de novembro, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Perda Auditiva

Um evento diferente marcará a comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Perda Auditiva em São Paulo. Promovido pelo Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP, o evento reunirá os quase mil pacientes implantados e seus familiares com novos candidatos à cirurgia de implante coclear em uma reunião festiva, onde a equipe aproveitará para comemorar os seus 24 anos de existência.

“Quando começamos, em 1.988, e criamos o primeiro aparelho de implante coclear nacional porque era proibida a importação, sabíamos que esse projeto seria eterno. Mas não imaginávamos que estaríamos perto de alcançar o número mil em pouco tempo. E isso tudo é motivo de comemoração, principalmente, junto às famílias dos implantados que são nossos parceiros na vitória em fazê-los se comunicarem cada vez melhor”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, diretor do Grupo de Implante Coclear e de Próteses Totalmente Implantáveis do HC-FMUSP.

A comemoração se iniciará às 13 horas e várias autoridades do governo federal, estadual e municipal estarão presentes. E, durante o evento, acontecerá um show surpresa que, com certeza, encantará a todos. “Essa comemoração é especial. É a vitória sobre a deficiência auditiva que torna todos os nossos pacientes capazes de se comunicar bem com a família, escolherem sua vida profissional e terem sua independência. E a vitória de cada família que acreditou nas possibilidades da cirurgia, não faltou às terapias com as fonoaudiólogas e assistem a evolução do aprendizado de seus filhos!”, continua ele.

Trabalho em todo o Brasil
O Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP tem mais motivos para comemorar. Atualmente, é considerado referência mundial em resultado e tratamento. “Ajudamos na formação de os grupos de implante coclear de outros estados, com apoio e auxílio de nossos profissionais e ainda estamos auxiliando outros otologistas e fonoaudiólogos a fim de criarem novos grupos em outros locais. Isso, sem mencionar, na aprimoração de técnica cirúrgica de implante de tronco cerebral, que, atualmente, é utilizada em todo o mundo. Resultado de muito trabalho, união e dedicação”, finaliza ele.

Às 16 horas, haverá um coquetel entre os participantes e o evento acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23, Pinheiros, São Paulo, Capital e um quilo de alimento não perecível será o ingresso para a confraternização. O Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP é composto por otorrinolaringologistas, otologistas, neurologistas, pediatras, geneticistas, neuropediatra, geneticista, radiologista, fonoaudiólogas, psicólogas e assistentes sociais e está chegando à cirurgia número mil.