FONOAUDIÓLOGAS DO GRUPO DE IMPLANTE COCLEAR HCFMUSP PROMOVEM III ENCONTRO COM PROFESSORES PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CRIANÇAS DEFICIENTES AUDITIVAS

Foram oito horas seguidas de muito aprendizado em relação à deficiência auditiva e ao implante coclear. “Pensamos em temas que podem ajudar os professores da rede pública e particular de educação para auxiliar os alunos deficientes auditivos implantados ou não a aprenderem mais na sala de aula. E foi um grande prazer ouvir os questionamentos e até transformar palestras em debates para que o entendimento sobre o assunto passasse da teoria à prática dos professores nas dúvidas que surgem no dia a dia”, disse a fonoaudióloga Valéria Goffi-Gomez, coordenadora das fonoaudiólogas da equipe.

Com programação extensa, os educadores puderam assistir as seguintes aulas no período da manhã: Introdução a Surdez, com a Profa. Dra. Andrea Felice dos Santos; O Desenvolvimento da Linguagem na Criança Privada de Audição, com a fonoaudióloga Beatriz Novaes; Dispositivos Eletrônicos: AASI e Implante Coclear – Funcionamento e Tipos de Aparelho, com a fonoaudióloga Valéria Goffi; Quais os Cuidados Necessários com os Aparelhos em Sala de Aula. Como Saber se o Aparelho está Funcionando, com a fonoaudióloga Ana Tereza Magalhães. Na parte da tarde, os temas envolveram psicologia e otologia e foram os seguintes: Bullying nas Salas Regulares com Deficientes Auditivos.

Como ajudar e Evitar, pelas psicólogas Heloisa Romeiro Nasralla e Carla Rigamonti; O que Pode ser Feito em Sala de Aula para Facilitar o Aproveitamento do Aluno com Implante Coclear, pela fonoaudióloga Gisela Formigoni. O que é o Sistema FM, por Ana Tereza Magalhães e Sistema FM na Prática – Modelos de Transmissores e Receptores. Como Usá-los. “Finalizamos com dúvidas e discussões e foi muito importante a participação dos professores durante todas as palestras porque enriquecem o que realizamos na terapia”, disse Valéria.

Educação especial
Segundo várias das participantes, o evento foi bastante esclarecedor. Silvia Guidigigli, professora e coordenadora do CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – de Santo Amaro, São Paulo, é muito importante o acompanhamento e desenvolvimento aos alunos deficientes auditivos. “É preciso compreender a pessoa surda como uma pessoa com direitos ao aprendizado e a diferenças linguísticas. Um encontro como esse amplia essa oportunidade para os educadores e eu gostaria muito que fosse repetido nos CEFAIs junto aos pais dos alunos. Afinal, ouvir não é entender. É preciso interagir e desenvolver as capacidades linguísticas para aprender a conviver em sociedade”, disse ela.

Já Luciane de Oliveira, professora de Três Corações, cidade do Sul de Minas Gerais, veio para aprender como auxiliar melhor o aluno implantado que possui. “Essas orientações de como o professor trabalhar com o implantado são essenciais. E a inclusão do aluno que utiliza LIBRAS ou é oralizado é muito importante também”, comentou.
“Finalizamos anotando as sugestões para os próximos encontros e teremos novidades no semestre que vem, sem dúvida”, finalizou Valéria Goffi, que pretende levar esse curso para outros grupos que se formaram junto ao Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP no Brasil todo.