Aparelhos

Os aparelhos apresentam dois componentes: A unidade interna e a unidade externa.
A unidade interna é o dispositivo que será implantado. Nele estão presentes o conjunto de eletrodos e a antena receptora. A função da unidade interna é receber o sinal que é emitido pela unidade externa e transformar em pulso elétrico, que será transmitido pelo conjunto de eletrodos para o interior da cóclea.

A unidade externa tem a função de receber o som do ambiente, codificá-lo e enviá-lo para a unidade interna.

Componentes essenciais do sistema de implante coclear:

  1. Microfone direcional: Situado no compartimento retroauricular, capta a informação acústica e a envia ao processador de fala;
  2. Processador de fala: sua principal função é a análise e digitalização do sinal acústico de entrada.
  3. Antena de transmissão: Envia os sinais codificados pelo processador como sinais de rádio FM para o receptor interno
  4. Receptor/estimulador: Converte os sinais recebidos em energia elétrica, organizando-os e enviando-os aos eletrodos selecionados.
  5. Feixe de eletrodos: Estimulam as fibras nervosas remanescentes no gânglio espiral.

Existem quatro marcas aprovadas no Brasil:

Cada aparelho tem suas caracteríticas e possuem algumas diferenças no formato e no material empregado. Assemelham-se no fato de usarem um conjunto de eletrodos para estimular a cóclea.

 

ADVANCED BIONICS®

Os aparelhos produzidos pela empresa americana Advanced Bionics® são comercializados no Brasil pela Phonak Brasil®.
A empresa possui 1 plataforma de aparelhos, cujos feixes contêm 16 eletrodos, cada um com com 16 fontes independentes de energia, fios de platina iridiada, estojo de silicone flexível e um eletrodo-terra integrado na sonda.

 

 

HiRes® Ultra

Para facilitar a inserção e proporcionar flexibilidade aos cirurgiões, o implante foi projetado para um nicho inclinado raso de 1 mm, sendo necessária uma perfuração mínima para reduzir o tempo da cirurgia. O perfil estreito de 4,5 mm e o tamanho reduzido proporcionam uma solução discreta uma vez feito o implante, sendo adequado tanto para adultos como para crianças.

Ímã: Pode ser deixado no local em exames de ressonância magnética de 1,5 T quando o protocolo de bandagem estiver sendo utilizado, ou pode ser removido para exames de ressonância magnética de 1,5 T ou 3,0 T.

 

HiRes® Ultra 3D

O novo implante coclear HiRes Ultra 3D foi concebido para proporcionar todas as vantagens da plataforma de implante HiRes Ultra mas com uma solução para RM sem complicações.
Com um design inovador que permite manter o conjunto multi-ímã em seu lugar para exames de ressonância magnética 3T de alta resolução, seu paciente pode ser submetido a um
procedimento de RM sem qualquer preparo, cirurgia ou bandagem e desfrutar de audição ininterrupta.

Instrumentos eletrocirúrgicos: É possível recorrer a cauterização monopolar fora da região da cabeça e do pescoço e bipolar a 1 mm do implante.

 

-> Séries de eletrodos disponíveis:

 

 

Projetado para preservar as estruturas delicadas da cóclea e a audição residual de um usuário. Comprimento: 15mm

 

Apresenta design fino e reto, e oferece cobertura de espectro completo com o objetivo principal de proteger as delicadas estruturas da cóclea durante a inserção. Comprimento: 20mm

 

 

PROCESSADOR DE SOM

 

Naída CI Q70 / Q90

  O microfone dual adaptativo com beamformer foca no som do interlocutor na sua frente para uma compreensão de fala melhorada em ambientes barulhentos.

Extrai uma única voz de uma multidão barulhenta para que os seus pacientes possam envolver-se em conversas individuais com menos esforço.

  Separa os ruídos de fundo do sinal de fala, clinicamente comprovada no auxílio aos seus pacientes para ouvir significativamente melhor no ruído.

Foca em um interlocutor nos eixos frontal-traseiro ou direita esquerda para uma comunicação aprimorada em ambientes barulhentos.

  O único microfone da indústria posicionado na abertura do conduto auditivo. Com o T-Mic, os usuários compreendem até 35% mais de conversa em ruído do que com o microfone retroauricular.

   Reduz o ruído de vento para melhorar a experiência auditiva em circunstâncias ventosas

Suaviza sons altos repentinos, tais como portas batendo ou barulho de pratos, proporcionando uma experiência auditiva mais prazerosa.

Melhorar a experiência auditiva em lugares reverberantes, tais como grandes auditórios.


 

 

COCHLEAR CORPORATION®

Os aparelhos produzidos pela empresa australiana Cochlear Corporation® são comercializados no Brasil pela Politec® Importação e comércio Ltda.
Estes implantes possuem 22 canais internos de estimulação e permitem a realização de telemetria neural ou NRT, capacitando a verificação individual de cada eletrodo e sua resposta frente ao estímulo realizado.

A empresa possui 2 plataformas de aparelhos:

 

-> Eletrodos disponíveis nessa plataforma:

 

1. Contour Advance (CI24RE) – eletrodo curvo
Posicionamento perimodiolar para uma estimulação elétrica ideal

 

2. Straight (CI24RE (ST)) – eletrodo reto de banda completa
Indicado para condições anatômicas especiais

 

3. Slim Straight (CI422) – eletrodo reto de média banda
Feixe de eletrodos para preservação auditiva e uma estimulação híbrida ideal

 

1) Implante mais fino, minimizando a escavação do osso e a protuberância da pele.2) Revestimento em titânio, para resistência a impactos.

3) Bobina do implante, permite a telemetria.

4) Condutores de saída simétricos, lado a lado no revestimento principal. Requer o mesmo procedimento para os ouvidos esquerdo e direito.

5) Geometria externa suave para minimizar a formação de biofilme e reduzir o risco de infeção.

6) Ímã removível para minimizar a distorção de imagem (RM a 1,5 Tesla e 3,0 Tesla com ímã colocado)

 

-> Eletrodos disponíveis nessa plataforma:

1. Contour Advance (CI612)

2. Slim Straight (CI622)

3. Slim Modiolar (CI632)

4. Auditory Brainstem Implant (ABI541)

Para estimulação da audição do tronco encefálico. Conta com um desenho mais aerodinâmico, assim como uma série de funções que facilitam sua colocação mediante intervenção cirúrgica, tais como:

• 21 eletrodos de platina sobre um suporte flexível de silicone para uma colocação ótima
• Uma tela de PET na parte traseira do suporte de silicone e na sonda do eletrodo para uma maior estabilidade deste.

 

PROCESSADOR DE SOM

 

1. KANSO™

O menor e mais leve processador de botão para uso fora da orelha. Não possui cabos, somente um botão de acesso liga/desliga e vem disponível em uma paleta de cores similares aos tons de cabelo para seguir garantindo discrição.
• Conta com microfones duplos omnidirecionais para um melhor rendimento auditivo comparado a ter só
um microfone.
• incorpora o SmartSound® iQ com SCAN, que é o único classificador automático de ambientes existente, permitindo que o usuário desfrute da melhor audição possível, não importa onde esteja.
• É compatível com o portfolio de produtos Cochlear True Wireless™: permitindo ao usuário desfrutar de uma conectividade verdadeiramente sem fio, confortável e moderna.
• Resistente à água com um IP57 e é
submergível na água com o uso do
Nucleus Aqua+.

 

2. KANSO 2™

 

3. NUCLEUS®6

 

• Conta com uma função híbrida integrada para aproveitar a audição natural.
– incorpora o SmartSound® iQ com SCAN, que é o único classificador automático de ambientes existente, permitindo que o usuário desfrute da melhor audição possível, não importa onde esteja.
– É compatível com o portfolio de produtos Cochlear True Wireless™: permitindo ao usuário desfrutar de uma conectividade verdadeiramente sem fio, confortável e
moderna.
– Resistente à água com um IP57 e é submergível na água com o uso do Nucleus Aqua+.
– Incorpora a função de registro de dados (data logging), permitindo um assessoramento baseado em informações
mais confiáveis graças ao registro e análise de dados

 

3. NUCLEUS®7 

 

– É o menor e mais leve processador retroauricular do mundo.
– Por meio de sua tecnologia Made for Iphone e Made for Android, o Nucleus 7 oferece aos seus usuários conectividade inflexível, permitindo a transmissão direta e integrada de um dispositivo Apple ou Android compatível para um processador Nucleus 7. Essa conectividade permite que eles transmitam diretamente chamadas, músicas, vídeos, áudios sem sacrificar o tamanho, o conforto ou a vida útil da bateria; como é o caso de outros processadores de som aos quais receptores ou acessórios adicionais devem ser adicionados.
– Conta com o Nucleus Smart App, disponível para plataformas iOS e Android, o qual lhe permite não só controlar e monitorar o estado do seu processador de som com seu smartphone compatível, como também lhe permite realizar um acompanhamento do tempo de exposição à fala e o número de vezes que a bobina esteve desativada, assim como inclusive localizar um processador perdido.
– Este processador retroauricular incorpora o SmartSound® iQ com SCAN que é o único classificador automático de ambientes existente, permitindo que o usuário disfrute da melhor audição possível, não importa onde esteja.
– Adicionalmente conta com a característica de ForwardFocus, a qual habilitada permitirá ao usuário poder desfrutar da conversa que tem à frente, ao bloquear todo o ruído de fundo que o impede de escutar adequadamente.
– É compatível com o portfólio de produtos Cochlear True Wireless™: permitindo ao usuário desfrutar de uma conectividade verdadeiramente sem fio, confortável e moderna.
– Resistente à água com um IP57 e é submergível na água com o uso do Nucleus Aqua+.


 

MEDEL®

A empresa possui 3 plataformas de aparelhos:

1. CONCERTO 2

2. SONATA 2

3. SYNCHRONY 2

 

-> Séries de eletrodos disponíveis nas 3 plataformas:

 

Os eletrodos da série clássica são eletrodos de duplos contatos (banda cheia) em toda a extensão do feixe.

Standard
Um feixe de eletrodos de 31 mm projetado para dutos cocleares de maior comprimento.

Medium
Um feixe de eletrodos de 24 mm projetado para atender casos em que a inserção profunda não é desejada ou não é possível devido a restrições anatômicas.

Compressed
Um feixe de eletrodos de 15 mm projetado para casos de ossificação parcial ou malformação da cóclea.

 

Os feixes de eletrodos mais suaves e flexíveis projetados para preservação da estrutura e cobertura coclear completa. Dispõe de 19 contatos de eletrodos de platina e tecnologia FLEX-Tip para garantir uma inserção atraumática. Todos os eletrodos da linha FLEX apresentam uma marca de orientação verde para melhorar a visibilidade e posicionamento durante a inserção.

FLEXSOFT™
Um feixe de eletrodos de 31,5 mm projetado para preservação estrutural e ideal para a cobertura coclear completa.

FLEX28™
Um feixe de eletrodos de 28 mm projetado para preservação estrutural e para a cobertura coclear completa. Adequado para as anatomias cocleares normais.

FLEX26™
Comprimento total de 26 mm, com 20,9 mm de faixa de estimulação

 

FLEX24™
Um feixe de eletrodos de 24 mm que dispõe da tecnologia FLEX-Tip e projetado para a estimulação eletroacústica combinada (EAS) com uma inserção de menos de 1,5 voltas.

FLEX20
Um feixe de eletrodos de 20 mm que dispõe da tecnologia FLEX-Tip e projetado para a estimulação eletroacústica combinada (EAS) ou para outras necessidades anatômicas específicas ou preferências cirúrgicas.

Projetado especificamente para cócleas malformadas e para situações em que se prevê escape de fluído cérebro-espinhal. Dispõe de 24 contatos de eletrodos de platina e tecnologia SEAL projetada para ajudar a fechar a abertura coclear.

FORM24™
Um feixe de eletrodos de 24 mm projetado para cóclea aberta ou mal formada (sem obliteração ou ossificação), especialmente as malformações do tipo II. 

FORM19™
Um feixe de eletrodos de 19 mm projetado para uso em cócleas com malformação, especialmente do tipo I e do tipo III, ou com ossificação.

Eletrodo desenvolvido para implante de tronco encefálico.

Implante auditivo de tronco cerebral (ABI)
O implante auditivo de tronco cerebral (ABI) destina-se a pacientes com nervs auditivo não operante, tipicamente devido a neurofibromatose do tipo II (NF2). O feixe de eletrodos especial dispõe de 12 contatos dispostos em uma placa em silicone macia pré-moldada.

 

PROCESSADOR DE SOM

 

1. RONDO 2™

1. RONDO 3™

 

2. SONNET™

 

Estratégias de codificação sonora

O sistema de implante coclear SYNCHRONY suporta a geração mais atual da tecnologia FineHearing, como também outras estratégias avançadas de codificação.

Compatibilidade futura

Projetado para ser compatível com futuras estratégias de codificação de sons.

Conectividade
Características do produto
Cores
Peso e dimensões
Duração da bateria

Até 60 horas de uso com um conjunto de 2 baterias de zinco e ar (tipo 675)

Força do ímã

Disponível com ímã brando, padrão, forte e superforte.

2. SONNET 2™


OTICON MEDICAL®

1. NEURO ZTi

-> Eletrodos disponíveis nessa plataforma:

– Neuro ZTI CLASSIC

Feixe de eletrodos reto e flexível, com 25 mm de comprimento, e apresenta 20 eletrodos responsáveis por estimular diretamente as fibras neurais remanescentes na cóclea utilizando ao máximo sua extensão e tonotopia.

O feixe de eletrodos CLASSIC tem um perfil de rigidez otimizada que o torna compatível com inserções típicas e difíceis. O feixe é reto com uma estrutura de formato adaptado e tem dimensões que facilitam a inserção coclear profunda (26mm). A extremidade soft dos eletrodos é projetada para reduzir o trauma coclear. Os anéis de pressão na base fornecem um ponto “seguro” para manipular e manter o feixe. Eles permitem melhor inserção do feixe,
bem como a selagem mecânica da cóclea projetada para minimizar o risco de infecção e/ou vazamento líquido cefalorraquidiano (LCR).

– Neuro ZTI EVO

Feixe de eletrodos mais fino (0,5 mm na base e 0,4 mm no ápice) e um pouco mais curto (24 mm de comprimento), características que auxiliam na preservação das estruturas cocleares.

O feixe de eletrodos EVO é projetado para preservar as delicadas estruturas da cóclea, particularmente importante quando há audição residual. A sua superfície lisa, de pequeno diâmetro, ponta fina e flexibilidade são projetados para garantir uma transição sem traumas, de modo que a inserção de estruturas cocleares são preservadas tanto quanto possível. De forma similar ao feixe CLASSIC, o EVO possui anéis de pressão na base para facilitar a vedação do ponto de entrada do feixe para a cóclea para ajudar a minimizar o risco de infecção e/ou vazamento de LCR.

 

PROCESSADOR DE SOM

Neuro 2 

Bimodal: O uso de um aparelho auditivo Oticon Dynamo ou Oticon Sensei SP juntamente com o Neuro 2 garante uma audição equilibrada baseada na mesma plataforma de chip Inium Sense e na lógica de detecção do ambiente. Eles também compartilham o mesmo conjunto de acessórios sem fio, facilitando o controle e o streaming de áudio.

Recursos do produto
• BrainHearingTM
• Plataforma de chip Inium Sense
• Processamento adaptativo coordenado (CAP)
• Direcionalidade Free Focus
• Aprimoramento da fala Voice Guard
• Redução de ruído Voice Track
• Redução do ruído de vento
• Proteção contra água e poeira IP68
• Inviolável
• Compatibilidade com a tecnologia sem fio e de baixo consumo de energia nEARlink* – OM Streamer e acessórios ConnectLine
• Baterias descartáveis: 2 x 675 Zn-Ar
• Opções de baterias recarregáveis: 120 mAh e 200 mAh
• Bobina de indução magnética integrada
• Opções de retenção
• Opções de uso
• Opções de decoração
• Opções de proteção